sexta-feira, 23 de julho de 2010

RELACIONAMENTO PAIS E FILHOS PARTE 2.


Estava devendo a segunda parte dessa ministração, baseada no Salmo 23,(leia a parte 1); então aí vai.
Nós já aprendemos sobre duas provisões que os pais devem oferecer aos seus filhos, a Material, E a Emocional, agora vamos para mais uma provisão:
A PROVISÃO da DISCIPLINA
4 Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.

Davi fala nessa passagem do cuidado do pastor com as ovelhas; elas não enxergam tão bem quanto nós, então, o pastor usa a vara para guiá-las para o caminho certo, e para evitar que caiam em algum buraco. Jesus nos chama de ovelhas e Ele é o nosso Bom Pastor, e Ele sabe que nós(pais), também precisamos de direção para educar
nossos filhos conforme Sua vontade.
Seremos tentados a educá-los à nossa maneira, porém, ouça e medite, para que mais tarde não soframos consequências sérissimas, as vezes até dessas que temos visto todos os dias em noticiários de TV.
Esse assunto pode contrariar muita gente, aliás o próprio governo agora quer interferir na educação que devemos dar aos nossos filhos! Verifiquemos à luz da Palavra de Deus.

Que fique bem claro que jamais devemos "bater" em nossos filhos com a mão, ou usar qualquer outro objeto. A mão foi feita para dar carinho e oferecer o alimento; porém a Bíblia nos diz que devemos usar a vara:
*Pv 19:18 “Discipline seu filho, pois nisto há esperança; não queira a morte dele.”
*PV 13:24 "Aquele que poupa a vara aborrece a seu filho; mas quem o ama, a seu tempo o castiga."
*PV 23:13,14 "Não retires da criança a disciplina; porque, fustigando-a tu com a vara, nem por isso morrerá. Tu a fustigarás com a vara e livrarás a sua alma do inferno."
Gostemos ou não, a vara pode nos auxiliar na educação de nossos filhos.
Creio que essa sequência a ser seguida pode ajudá-lo no uso da disciplina, ou da vara da correção:

Em primeiro lugar devemos informar nossos filhos sobre as regras da casa, sobre o que ele pode e o que não pode fazer. Devemos ensiná-los a obedecer os pais e todas as pessoas que sejam autoridade em suas vidas,(aproveite situações diárias).
Depois de informá-los, é necessário dizer que a quebra de uma regra os fará perder privilégios, dependendo da idade. Por exemplo, se é pequeno(mais ou menos 1 ano até 11), sentar-se no cantinho da disciplina para refletir no que fez.
Lembre-se esse cantinho tem que ser um lugar longe de TV, joguinhos, cama, ou qualquer coisa que o possa distrair. Ele pode sair desse lugar depois que "pensou" no que fez, e pediu perdão. Um dos pais dá um abraço e diz que está perdoado, e não se fala mais no assunto.
Com um filho mais velho você pode tirar um passeio, ou internet, vídeo game, algo que ele gosta e sentirá se lhe for tirado, e da mesma maneira deve pedir perdão para mostrar arrependimento pelo erro, perdoe sem discurso, mas não mude de idéia quanto ao privilégio que você vai tirar.

Em segundo lugar, se mesmo depois dessa disciplina ele voltou ao erro, faça todo o processo novamente, talvez aumentando o tempo no cantinho ou tirando mais privilégios, porém, comunique que da próxima vez você entrará em outra fase da disciplina, a vara.
Nunca diga, "eu vou te bater", ou "você vai apanhar", isso é horrível!
Diga, você será corrigido, porque a idéia é tirá-lo do caminho tortuoso, e levá-lo para o caminho certo, isso é correção.
Nunca use a vara na hora da ira, espere passar. Então, sente-se de frente para seu filho, diga que o ama e que já tentou de outras maneiras faze-lo obedecer, mais que dessa vez ele precisará sentir mais pelo erro. Na verdade apenas umas duas varadas no bumbum(apenas), resolverão o assunto. Olhe de novo em seu olho e diga-lhe que o ama e deseja ve-lo um vencedor, e vencedores obedecem aos pais e a Deus.
Diga também que pensa que não será mais necessário usar a vara, pois ele entendeu as regras. Talvez você precisará usar mais vezes, mas, se você seguir os princípios de Deus, terá filhos obedientes, que te honram, e amam a Deus, tenha a certeza disso!
Dificuldades virão, mas, Pv 22:6 diz: “Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles."

Na verdade, tem muito a se falar desse assunto, depois dou uma lista de livros.
Mas, não esqueça, a palavra diz que a vara e o cajado consolam. Se a ovelha vier a cair em um buraco, o cajado é usado para tirá-lo de lá. Veja só, o cajado tem uma curvatura em uma das pontas, justamente para puxá-la de volta para cima.

Não deve ser nada agradável para a ovelha ser puxada para cima pelo pescoço, rsrsrs, mas bem pior que isso é ficar no buraco e morrer, sem socorro!
Entenda isso, precisamos da misericórdia de Deus para com nossos filhos quando eles errarem feio, pois só o nosso amor os poderá tirar do buraco.
Talvez eles perderão grandes privilégios, mas esse cajado será usado para ensino e consolo para seus corações.

Nunca pense que se você corrigir seu filho ele te amará menos, pelo contrário ele te amará mais, pois o ser humano tem dentro dele uma necessidade de ser direcionado, isso é demonstração de amor. Se você der ao seu filho a PROVISÃO DA DISCIPLINA veja o que acontecerá:
*Pv 23:24 “ O pai do justo exultará de júbilo; quem tem filho sábio nele se alegrará”

QUE DEUS NOS AJUDE NESSA MISSÃO TÃO PRECIOSA DE CUIDAR DESSA HERANÇA.

Na próxima postagem falarei da PROVISÃO ESPIRITUAL.

Um comentário:

Blog Pr. Alexandro disse...

quando não praticamos a palavra colhemos consequencias, deixo de usar a vara ...e isso é desobediencia ao que Deus nos orienta, mas ainda da tempo Lincoln e Isaac me aguarde,

ROBERTA