quarta-feira, 17 de novembro de 2010

COMO CRESCER EM MEIO A ADVERSIDADE


Todos nós passamos por dias difíceis, nenhum ser humano a partir de seu nascimento será poupado.
Porém, o que conta para o cristão, evangélico, crente, é como ele escolhe agir na adversidade, com a mente renovada, ou com a mente do velho homem.

Romanos 12:2 nos diz: E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
Não importa qual a luta, ela pode se transformar em benção para o seu crescimento, dependendo de sua decisão. Veja como você pode crescer:



1 - BUSCANDO A PRESENÇA DE DEUS
Salmo 27:3-5 - 3 Ainda que um exército se acampe contra mim, o meu coração não temerá; ainda que a guerra se levante contra mim, conservarei a minha confiança.4 Uma coisa pedi ao Senhor, e a buscarei: que possa morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do Senhor, e inquirir no seu templo.5 Pois no dia da adversidade me esconderá no seu pavilhão; no recôndito do seu tabernáculo me esconderá; sobre uma rocha me elevará.

Ah, esse Davi sabia o que era adversidade, e como sabia. Enfrentou a oposição de Saul, fugiu como um bandido quando já era ungido rei, viveu em meio a escória da sociedade. Sabia o que era enfrentar inimigos fortes e seu primeiro foi Golias. Teve que lidar com seu próprio pecado diante de Deus. E sofreu graves conseqüências, através de escândalos familiares, como incesto, assassinato e tentativa de usurpação de seu trono, vinda do próprio filho, Absalão.
Mas, apesar de tudo isso é evidente que Davi era um adorador, um homem que buscava a Deus em meio á adversidade, o Salmo 27 deixa claro que Davi sabia quem o esconderia de seus inimigos, o ajudaria a vencer seus medos, quem o manteria firme, sem cair. ERA O SENHOR!
Outra maneira de crescer em meio á adversidade:





2 - SONDE SEU CORAÇÃO
II Samuel 22:18-29- Livrou-me do meu possante inimigo, e daqueles que me odiavam; porque eram fortes demais para mim. 19 Encontraram-me no dia da minha calamidade, porém o Senhor se fez o meu esteio. 20 Conduziu-me para um lugar espaçoso; livrou-me, porque tinha prazer em mim.

21 Recompensou-me o Senhor conforme a minha justiça; conforme a pureza e minhas mãos me retribuiu. 22 Porque guardei os caminhos do Senhor, e não me apartei impiamente do meu Deus.
23 Pois todos os seus preceitos estavam diante de mim, e dos seus estatutos não me desviei. 24 Fui perfeito para com ele, e guardei-me da minha iniqüidade.25 Por isso me retribuiu o Senhor conforme a minha justiça, conforme a minha pureza diante dos meus olhos.26 Para com o benigno te mostras benigno; para com o perfeito te mostras perfeito.
Deus sonda os corações, nesses momentos e certamente retribuirá conforme o comportamento de cada um.

EM MOMENTOS DE ADVERSIDADE SEU NÍVEL DE ESPIRITUALIDADE SERÁ PROVADO, POR ISSO JULGUE-SE A SI MESMO. MT. 7:1-5.

Por exemplo: você reclama da situação financeira, afinal é crente há tanto tempo e não prospera.

Faça algumas perguntas para você mesmo:

-Sou um dizimista e ofertante fiel e dou com alegria?

- Sou generoso ao necessitado, órfão ou viúva?

-Administro bem minhas finanças (bem mesmo), não sou escravo de dívidas, cartão de crédito, crediários. Compro por impulso, sem planejamento, gasto mais do que ganho?

- Abençôo meus pais financeiramente, todo mês? Almoço sempre com eles e pago a conta? Se necessito de ajuda para cuidarem de meus filhos como os recompenso depois?

Pois é, Davi diz que recebeu a vitória porque Deus viu a pureza de seu coração. Vivemos em um tempo em que o Espírito Santo tem que fazer “hora extra” para convencer os crentes de seus pecados. A leitura espiritual do que é justo, correto, honroso e puro está bem distante do que a Bíblia nos ensina.
Além de sondar o coração, para crescer na adversidade:



3 – CONSERVE A GRATIDÃO
•EFÉSIOS 5:20 - sempre dando graças por tudo a Deus, o Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo,
•COLOSSENSES 3:17 E tudo quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.


A palavra de Deus diz que devemos dar graças por tudo, e nada mais nem menos do que TUDO. Seja uma situação boa ou ruim.

Nossa tendência é procurar culpados, e nessa procura até Deus entra na lista. Você duvida que sejamos capazes de fazer isso? Vou te provar.

Havia uma regra á ser seguida no Jardim do Éden, não comer o fruto da árvore do Conhecimento do Bem e do Mal. Mas, Adão e Eva desobedeceram essa regra, sendo ela a primeira a comer do fruto, e depois convencendo o marido. Quando Adão foi inquirido pelo Senhor, logo respondendeu-lhE: Óh, Senhor,“foi a mulher que Tu me deste”. Dentre outros sentimentos, a ingratidão já apareceu ali.
Preste atenção no que Adão “comunicou” através do que “falou”:

“Bem, Deus, se você tivesse feito uma mulher melhor para mim, eu não estaria metido nessa encrenca, afinal você que a criou, então é responsável pelos defeitos de fabricação”.

Nossa tendência Adâmica está bem viva: Foi a mãe, o pai, o marido, o filho, o patrão, o pastor, o salário, a igreja, que Deus me deu, assim vai, a lista de culpados por nossas reações carnais.

Quem passa o tempo transferindo culpas em meio á adversidade, não cresce e se torna uma presa fácil. E quem se sente ofendido vai tornar-se uma isca de Satanás, indico esse livro “A ISCA DE SATANÁS”, de John Bevere.
E POR ÚLTIMO SE VOCÊ QUER CRESCER EM MEIO Á ADVERSIDADE:




4 -MANTENHA SUA MENTE FOCADA NO ALVO

Paulo aprendeu que as adversidades não poderiam lhe tirar do alvo, e foram muitas, prisão, acusação, enfermidades, escassez, perseguição e contendas.
Filip. 3:12a- 14 -...mas vou prosseguindo, para ver se poderei alcançar aquilo para o que fui também alcançado por Cristo Jesus.13 Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão adiante,14 prossigo para o alvo pelo prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus.

Ele não tinha tempo para se concentrar em sua vida de pecados do passado, e nas acusações dos que não acreditavam em sua conversão, já que foi assassino de cristãos. Ele ESCOLHEU olhar para o alvo, sem distrações, sem lembranças de uma vida ímpia, porque afinal, valia à pena passar por cima dessas coisas e cumprir seu chamado, sua vocação.

Focar no alvo proposto por Deus, em meio á adversidade não só nos tornará mais maduros, isso é pouco ainda, nos dará sim, um Prêmio Eterno. Que não se corromperá, e que nada nem ninguém poderão roubar! Oh, glória a Deus!

llCorintios 4: 7 Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não da nossa parte.8 Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desesperados;9 perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos; 11 pois nós, que vivemos, estamos sempre entregues à morte por amor de Jesus, para que também a vida de Jesus se manifeste em nossa carne mortal.14 sabendo que aquele que ressuscitou o Senhor Jesus, nos ressuscitará a nós com Jesus, e nos apresentará convosco.15 Pois tudo é por amor de vós, para que a graça, multiplicada por meio de muitos, faça abundar a ação de graças para glória de Deus.16 Por isso não desfalecemos; mas ainda que o nosso homem exterior se esteja consumindo, o interior, contudo, se renova de dia em dia.17 Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós cada vez mais abundantemente um eterno peso de glória; 18 não atentando nós nas coisas que se vêem, mas sim nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, enquanto as que se não vêem são eternas. OH,GLÓRIA A DEUS!




A questão é que os versículos são decoradinhos na mente, falamos bonito que só,nossa oratória, então, põe Billy Graham e Spurgeon no chinelo. Masss, quando vem o momento da prática, passamos a vergonha da reprovação!
Não passamos de TIRIRICAS aos ouvidos de Deus, rsrsrs.

Como dizia meu avô, em sua simples sabedoria: “Quando o sapato aperta, cada um cuida de si”. E, “Por fora bela viola, por dentro, pão bolorento”.

"Pois é, temos duas escolhas apenas, paralisar em meio á adversidade, ou crescer. Não existe meio termo".

SENHOR, QUE ESCOLHAMOS VIVER A SUA PALAVRA,DEIXANDO DE SER MENINOS, E CRESCENDO NA TRIBULAÇÃO, AJUDA-NOS, POR FAVOR, PRECISAMOS DE TI!
by Pra. Nill.

Nenhum comentário: